- Evolução Da Espécie Humana E Resumo ‘-’

Publicado: novembro 21, 2011 em História, Uncategorized

Evolução Humana *-*’

 

Introdução: Pelos conhecimentos disponíveis, o homo sapiens surgiu no continente africano e depois ocupou o asiático, o europeu e, finalmente, a Oceania e o continente americano. Foi durante o longo período da pré-história que os primeiros grupos humanos migraram e povoaram várias regiões da terra. Quando os homens chegaram ao continente americano, já tinham atingindo o estágio mais avança de sua evolução biológica, ou seja, já eram Homo sapiens, vaja mais no post (…)

 

Hominídeos: Os hominídeos são os ancestrais diretos do home, observe abaixo as etapas principais da evolução humana. Tipos e características:

  1. Ramapithecus – Viveu há cerca de 14 milhões de anos e é considerado o mais antigo ancestral do homem, provavelmente vivia em árvores.
  2. Austrolapithecus – Hominídeo surgido há 3 milhões de anos. Tinha menos da metade do nosso volume cerebral. Andava em pé e usava as mãos para colher frutos, atirar pedras e paus para abater pequenos animais.
  3. Homo habilis – Primeira forma humana, surgida há 2 milhões de anos. O cérebro era um pouco maior que o do Australopithecus e fabricava suas ferramentas quebrando lascas de pedra. Junto a seus fósseis foram encontrados vestígios das cabanas que construía.
  4. Pithencantropo ou Homo erectus – O homem de Java ou Pequim. Forma humana surgida há 1,6 milhões de anos. Tinha o cérebro maior que o do Australopithecus e o corpo mais evoluído. Vivia em bandos de 25 a 30 pessoas. Descobriu o fogo, fabricava instrumentos, caçava, pescava e coletava raízes e frutos. Saiu da África e se espalhou pela Europa e Ásia.
  5. Homem sapiens neanderthalensis (Homem de Neanderthal) – Surgiu há cerca de 150 mil anos atrás. Enfrentou um período glacial muito intenso. Seu cérebro era aproximadamente igual ao nosso e usava instrumentos bem feitos e já enterrava os mortos. Conviveu com os primeiros homens modernos.
  6. Homo sapiens sapiens (Homem atual) – O mais antigo fóssil dessa espécie é a do homem de Cro-magnon, surgido há cerca de 35 mil anos atrás. Fisicamente é igual ao homem atual. Seu cérebro era bem desenvolvido. Em busca de caça, ocupou toda as partes da Terra, em grupos de caçadores e coletores.

Observação I: A teoria evolucionista parte do princípio que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a ideia central da evolução: “Os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo”. Essa teoria, formulada na metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas. Após vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: “A Origem das Espécies através da seleção natural”, livro publicado em 1859.

 

Observação II: Os homens das sociedades pré-históricas, gradativamente, superam suas limitações físicas e de raciocínio, bem como de adaptação ao meio, criando condições materiais para garantir sobrevivência e expansão geográfica. Sobre esse longo período, no qual viveram essas sociedades, o Paleolítico é caracterizado com período da pedra lascada, em que o home era nômade e travava a luta pela sobrevivência tendo por base, a caça, a pesca e a coleta.

Evolução Humana *-*’

(Exercício)

01 – Considere as afirmações sobre o período paleolítico:

  1. Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno;
  2. Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência;
  3. Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou de pele de animais.
  4. Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar.

Em relação às proposições acima podemos afirmar que:

  1. Todos os itens são falsos;
  2. Todas estão corretas;
  3. Apenas o item I é verdadeiro;
  4. Apenas o item II é falso;
  5. Os itens II, III e IV são falsos.

 

02 – O estudo da Pré-História abrange um longo período da história humana. Uma das periodizações mais conhecidas distingue pelo menos dois grandes períodos. Sobre esses períodos e distinções, é incorreto afirmar:

  1. No período denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais.
  2. De modo bem geral, o período paleolítico está para as sociedades de caçadores – coletores assim como o período neolítico está para a agricultura e a criação de animais.
  3. Tanto o termo paleolítico quanto o neolítico referem0se à forma de tratamento da pedra.
  4. O período denominado como paleolítico se inicia há aproximadamente 4 milhões de anos, e se estende até cerca de 10000 anos.
  5. O período denominado como neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até aproximadamente, 4000 a.C.

 

 

03 – Os usos, os costumes, as tradições, as técnicas e as formas de ser que caracterizam os povos ao longo da história da humanidade q que constituem a cultura relacionam-se e influenciam-se mutuamente. Com base nessa afirmação e nos conhecimentos sobre cultura, marque V(verdadeiro) ; F(falso), nas opções abaixo, e assinale a alternativa correta:

 

  1. ( ) Costumes cotidianos e técnicas de produção de utensílios eram passados de um povo para outro desde a Antiguidade, através do comércio, das campanhas militares e das migrações sistemáticas.
  2. ( ) A tradição oral como fonte de recuperação da memória nas sociedades modernas foi extinta e superada pelo aparecimento da escrita e do registro gráfico dos fatos acontecidos ao longo da história dessas sociedades.
  3. ( )As expressões populares da cultura caracterizam-se pela diversidade de formas e origens, pela espontaneidade e pela marca das experiências regionais, o que contribui para a formação da consciência regional dos diferentes grupos sociais.
  4. ( )A dominação política e militar por povos culturalmente diferentes daqueles que foram conquistados pode resultar em variadas formas de síntese cultural, observadas, dente outras, através de transformações produzidas nas línguas faladas entre eles.
  5. ( )Os povos ágrafos, por não usarem a escrita, valem-se de outros recursos para se comunicar, destacando-se dentre esses, os rituais, as festas e as cerimônias, de cunho religioso e/ou profano.
  6. A preservação de hábitos do cotidiano e de valores sociais antigos, por parte de populações das áreas rurais brasileiras, tem contribuído para impedir a penetração dos meios de comunicação mais eficientes, a exemplo do rádio e da televisão.

 

a)      VVVVVV          b)FFFFFFF          c)FVFVFV          d)VFVFVF          e)VFVVVF

04 – A passagem da locomoção quadrúpede para a bípede exigiu mudanças substanciais na estrutura anatômica do corpo. Os humanos tem membros das mãos e dos pés retos, e uma região lombar reduzida quando a comparada com as dos gorilas e chimpanzés (LEAKEI,R. A origem da espécie humana) Estudos da pré-história humana permitem concluir que o hominídeo mais primitivo é:

  1. Homo sapiens
  2. Australopithecus afarensis
  3. Ramapithecus
  4. Cro-magnon
  5. Neandertalensis

 

 

 

GABARITO: 1-B // 2-A // 3-E // 4- B 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s